Aula 03/10

Aula 03 de Outubro

Sumário:

O objecto e o sujeito da semiótica. A semiótica como “ciência dos signos”. Os conceitos de “semeion” e “tekmerion”. O signo como aliquid stat pro aliquo. Signo, Semiose e Significação. A ideia de “imperfeição” semiótica.

Referências:

“Come Deleuze ci fa segno. Da Hejlmeslev a Peirce” – Paolo Fabbri

“Da Semiótica e seu objecto” – António Fidalgo

“Ideia da Prosa” – Giorgio Agamben

“Handbook of Semiotics” –  Winfried Noth

“Semiótica Geral” – António Fidalgo

“Semiótica, quando manca la voce” – Paolo Fabbri

“Signo” – Umberto Eco

2 responses to “Aula 03/10

  1. Caro professor, boa tarde, queria perguntar-lhe se o livro que tenho em casa é uma boa base para perceber alguns conceitos. “A semiologia” de Pierre Guiraud, sendo que é uma edição antiga de 1973, alguns termos eventualmente já estarão em desuso?!

  2. “A semiologia” do Pierre Guiraud (os colegas que não tenham o livro podem consultá-lo on-line) é uma referência em muitos aspectos “datada”. Escrito num momento anterior à renovação dos estudos semióticos operada pela Escola de Paris, é um manual que pode ser tomado como referência de um momento anterior ao que P. Fabbri chama de “a viragem semiótica” mais recente. De resto, é frequente encontramos a diferenciação entre a “semiologia” como uma analítica fechada no signo e a “semiótica” como uma analitica aberta à significação, isto é, aos processos dinâmicos que (operando com signos) nos permitem, na prática, conhecer ou comunicar.

    É claro que não há nenhum mal em ler o livro. A “Introdução” é clara e concisa e pode ser-lhe útil se, com a ajuda das aulas e de futuras leituras, a conseguir “actualizar” criticamente; o capítulo “Funções e Media” possibilita-lhe o contacto com o pensamento, muito rico, de Jakobson (ainda que o Guiraud o trabalhe de uma forma talvez excessivamente rigida); dentro da perspectiva mais “tradicional” da semiologia, a que aludi, os capítulos seguintes, sobre a “Significação” e os “Códigos” são, igualmente, introduções úteis mesmo que incompletas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s